5 de maio de 2011

[RESENHA] Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Oi, pessoal!!! Hoje vai ter resenha de mais um high school book, espero que gostem!



“Você, Quaresma, é um visionário…”
Sabe aquela frase que quando você lê percebe que ela resume a essência de um livro? Então, essa resume Triste Fim de Policarpo Quaresma.
O livro conta a história de Policarpo Quaresma, um homem taciturno mas muito, muito nacionalista. E não é um nacionalista tipo “Uhuu, Brasil vai jogar, vamos torcer, gente”, só para vocês terem uma ideia: ele queria transformar o tupi como língua oficial do Brasil, por esse motivo foi tido como louco e foi parar no hospício.
Mas o que eu acho mais interessante é que a vida do autor, Lima Barreto, está super ligada ao livro. O autor também já foi parar no hospício. E ainda encontramos referências históricas no livro como a Revolta da Armada e, além disso, o Floriano Peixoto ainda aparece no livro (haha, adoro essas participações especiais).
E tenho que engolir tudo o que eu já falei sobre livros que eu tenho que ler por causa do colégio (a segunda vez esse ano) pois, apesar da leitura desse livro ser cansativa, cheia de palavras complicadas, às vezes maçantes, no final, vale muito a pena! É tão revigorante você se divertir fazendo uma coisa que você é obrigado a fazer!
Enfim, totalmente indico Triste Fim de Policarpo Quaresma, porque além de você ter uma ótima diversão ainda acaba conhecendo mais um pouco sobre a nossa rica literatura brasileira.

Capa: 2/5 (como há diversas capas, eu vou dar nota somente para a versão que eu li, que é essa representada no post)
História: 4/5
Narrativa: 5/5 (estou levando em conta a época em que foi escrito!)

XXOO ;*

5 comentários:

Kamila Raupp disse...

Leituras obrigatórias da escola são um saco mesmo! DASJKLHDJ Mas realmente é muito bom quando no fim gostamos de tal livro!

Amei seu blog, muito lindo *-* Estou te seguindo ok?

Beijos, Kamila.

http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

Karol (Blog Miss Carbono) disse...

Tentaram me fazer ler esse livro no Ensino Médio mas não consegui terminar esse livro até hoje.
A narrativa é muuuito chata e esse Quaresma é louco demais hauahauahauh

Acabei lendo o resumo antes do vest. kkkkk

teh mais

Maria Clara Bruno disse...

Eu tinha preconceito com leitura de escola, mas agora eu falo "ah,vai que ue gosto? vai que é um "Capitu" da vida, que li de cara feia e amei no final?" hahaha


Mil beijos!
@mariaclarabruno
www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

Nanda disse...

Eu tinha muita curiosidade de ler esse livro ^^
parece ser realmente bom :D

parabens pela resenha!!

Beijos!

Anônimo disse...

Uaai, livro clássico em blog?! SHUAHSA
Brincadeirinha, mais é difícil achar viu. Eu adoro ler clássicos e sempre gostei não só porque a escola mandava .. Eles são ótimos.
Nunca li esse livro, mais já li outro do Lima Barreto e adorei. Tirando o final que foi típico dos escritores brasileiros. Ou seja, sem final. As historias acabam de um jeito que voce não tem certeza do que aconteceu.
Mais tudo bem, eu adoro *-*
Beeijos!

mylovers7]893.blogspot.com

Postar um comentário

Obrigada por ler o post! Para deixar o seu comentário é simples e rápido.