15 de março de 2011

[RESENHA] Capitu - Memórias Póstumas - Domício Proença Filho

Oi, gente! Hoje irei postar a resenha de um livro que eu adorei.



Em Capitu: Memórias Póstumas, Domício divide enredo e muitos diálogos com o livro de Machado de Assis. Como a personagem confessa logo no início do romance, a retomada de certas falas, sob a forma de transcrição ou paráfrase garante a fidelidade ao texto-origem com o qual a narrativa dialoga, ou seja, Dom Casmurro. Mas por trás, há sempre o comentário da Capitu de Domício. A perspectiva crítica do novo romance. A narração é diferente: em Dom Casmurro, ela é conduzida por uma voz masculina, em Capitu: Memórias Póstumas, por uma voz feminina. "O estilo, obviamente, é totalmente distinto do estilo do Dr. Bento Santiago. Essa é a minha perspectiva. Cabe a cada leitor concordar ou não com ela e chegar às suas próprias conclusões. Literatura é linguagem", argumenta o autor. A idéia para o livro nasceu no Internato do Colégio Pedro II, onde o jovem Domício, então com 15 anos, se apaixonou pela moça de olhos d´água. E, por conseguinte, se revoltou com as acusações feitas pelo marido. Capitu: Memórias Póstumas corrige, aos olhos de Domício, uma grande injustiça: a impossibilidade de defesa. O livro dá voz plena àquela mulher, brasileira do século XIX, que, apesar de toda a malícia e artimanha do desditado companheiro, se converte numa das mais fascinantes criaturas de Machado de Assis. A Capitu de Domício, no entanto, preenche com seu discurso espaço que ele deixou vazios.

O que vocês acham de livro de escola? A maioria pode achar chato ou tedioso, assumo, já senti isso também. Só que têm aqueles livros que você simplesmente se encanta. No meu caso, Dom Casmurro me fez cair de amores. E para eu ficar ainda mais radiante, nesse bimestre eu li Capitu - Memórias Póstumas. O livro narra, principalmente, o romance entre Bentinho e Capitu. Mas já não existe um livro assim? Sim, existe, só que esse é narrado por Capitu! Sim, leitores, a Capitu narra o livro.
Eu adorei tudo nesse livro! É tão inovador nós conhecermos o ponto de vista da Capitu, que em Dom Casmurro, ficamos na curiosidade se ela traiu ou não seu marido com o melhor amigo dele! Maas, na verdade não saberemos realmente o que Machado de Assis pensou pos esse livro foi escrito por um fã dele! Mas mesmo assim podemos ter um final fechadinho...
Apesar do autor ser contemporâneo, a narrativa segue o estilo machadiano de ser, cheio de ironia, mensagens nas entrelinhas e conversa com o leitor nos conquista desde o início. Domício, o autor, fez um trabalho incrível. Aliás, imagina quantas vezes ele não leu o livro original para escrever esse? Se bem que isso não é um sacrifício pois a leitura é deliciosa.
Enfim, indico esse livro à todos os fãs de Machado de Assis, como eu. Tanto que eu dei 5 estrelas no Skoob :)

Capa: 4/5
História: 5/5
Narrativa: 5/5

XOXO ;*

OBS: Quero ver todo mundo participando para ganhar o livro Maldosas clicando aqui.

10 comentários:

Lu disse...

Nunca li esses livros de escola, por incrivel que pareça, eu AMO ler, mas quando nos pedem pra ler pra escola eu bato o pé e não leio. Ano passado pediram dois, e olha que já era primeiro ano! Ah, mas o colégio que eu estudava não era bom mesmo, rs. Enfim, eu tenho Dom Casmurro aqui, que é da minha mãe, e to loucaaa pra pedirem pra mim ler no colégio, pq parece ótimo! E é um dos poucos que eu sinto que vou gostar, rs. Muito interessante ter sido um fã que escreveu a história, deve ter dado MUITOOO trabalho!

Luiza,
Express Coffee

Tais disse...

Eu já li esse livro da época do colégio e gostei bastante.
Várias vezes eu desanimava com os livros que era obrigada a ler para fazer prova mais no fim sempre lia inteiro e acaba gostando..rsrs

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Raphilicious disse...

Oieee!!

Passando pra desejar um FELIZ DIA DO BLOGUEIRO!!

Parabéns pelo trabalho!

Beijos! :*

Izabelly disse...

ohhhh, que máximooo, um livro escrito pela visão da Capitu, seria o máximo se fosse escrito pelo Machado, rs, pena que ele não teve essa idéia, rs

Bjao
Iza
Três estrelinhas

Raphilicious disse...

Vc gosta desses livros mais antigos né? Ja percebi pelas resenhas que vc posta aqui no seu blog. :) Eu ja li o livro e fico numa confusão do caramba/1 dhushdus sem saber em quem acreditar!

Passando pra avisar que a promoção lá no blog acaba amanhã! Vamos lá participar! Último dia pra descobrir pra onde vão os dias que passam!! Corre lá!

Beijos da Rapha :*

Rhaif Oliveira disse...

Alguem sabe aonde tem esse livro online ?

Rhaif Oliveira disse...

Alguem sabe aonde tem esse livro online ?

Anônimo disse...

Alguém poderia me dizer como Capitu é retratada no livro, detalhadamente?

Anônimo disse...

Oii gente o livro original é desse cara ae mesmo?
ESSE é o originalzão? briigada

Anônimo disse...

GENTE ME AJUDEM, COMO A CAPITU É RETRATADA NESSE LIVRO?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
VCS PODEM ME DAR UM RESUMO COMPLETO DELE ????????????????????????????????????????

Postar um comentário

Obrigada por ler o post! Para deixar o seu comentário é simples e rápido.