
O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: "Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens... pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer ...porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem...Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos". VIDAS SECAS é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia.
Cru. Frio. Essas são algumas palavras que resumem Vidas Secas. O livro conta a história de uma família que sai do sertão brasileiro em busca de melhores oportunidade pois no lugar em que viviam estava horrível: seca, fome...
Vamos lá: esse livro é do período Modernista, por isso há uma crítica social a tão famosa pobreza no sertão brasileiro. E Graciliano Ramos representou bem esse período! O livro dele se encaixa em cada aspecto do período literário. Toda a frieza necessária ele tem.
No entanto, apesar de não ter gostado do livro, não posso deixar de desmerecer a obra. Ela marcou e é falada até hoje. Só acho que o grande problema é que o livro não é um dos meus gêneros preferidos.
Além disso, devo confessar: infelizmente, eu li por obrigação pois esse é um high school book. Se não valesse nota não o terminaria. Porém, se você quer dar uma chance mas está com preguiça de ler o livro, tem um filme. Vou deixar o trailer aqui embaixo para vocês verem (o filme integral também está no Youtube):
Capa: 2.5/5
História: 3/5
Narrativa: 3/5
É isso!
XXOO ;*